sábado, 19 de maio de 2012

Lenda: Vitória-Régia

     Lenda: Vitória-Régia


              Numa bonita noite uma jovem índia se encantou com o brilho da lua que refletia no lago.De tão fascinada que ficou com aquela luz mágica, atirou-se nas águas e desapareceu para sempre.
           A lua se comoveu com a admiração da índia e a transformou numa linda flor, a, que flutua nas superfícies das águas de alguns rios da Amazônia. Essa é uma flor noturna, abre ao entardecer e se fecha com o raiar do sol.

Lenda: Negrinho do Pastoreiro


                                        Lenda: Negrinho do Pastoreiro 

A lenda do Negrinho do Pastoreio, faz parte do folclore do nosso país e é muito contada na região sul. É de origem africana, poís veio para o país na época da escravidão. Na verdade, a história se passa nessa época, sendo ligada também à religião católica.
Diz a lenda, que um senhor de engenho muito rico,  mandou o filho de um escravo pastorear alguns animais novos, que haviam sido comprados. O menino foi animado e com muita boa vontade, apesar de ser bem magrinho e aparecia raquítica, ele conseguiu reunir os animais, e sozinho, os levou para o curral da fazenda.
Porém, o feitor, que era muito malvado, percebeu que estava faltando um cavalo e bateu menino com um chicote, até sangrar. No outro dia mandou que o negrinho fosse buscar o animal que havia deixado para trás. O menino assim o fez, mas o cavalo era muito forte e arrebentou a corda, sumindo novamente.
O moleque, sem saber o que fazer, voltou para a senzala, levando novas chibatadas, apanhando muito mais. Como se isso não bastasse, o feitor o amarrou sobre um formigueiro, e ensangüentado, lá o deixou para passar a noite.
Ao amanhecer, o negrinho estava curado das marcas das chibatadas, e misteriosamente então havia levado nenhuma picada das formigas. Uma imagem de Nossa Senhora Aparecida  estava ao seu lado, consolando-o, e o animal fugitivo também havia voltado.
O feitor se arrependeu, e pediu perdão, como prova do seu arrependimento, o alforriou, e lhe deu o cavalo de presente. O Negrinho do Pastoreio foi embora, montado no cavalo fujão.
Curiosidade: Dizem que ao perdermos um objeto devemos fazer uma oração ao Negrinho do Pastoreio, pois ele traz o objeto de volta.


Lenda: O Boitatá  

              
   O nome boitatá vem da língua indígena e quer dizer cobra de fogo. Durante o dia o Boitatá é cego, não enxerga nada, sua visão é perfeita à noite.
                 Diz a lenda que certa noite a lua não apareceu, nem as estrelas no céu, a escuridão era total, um breu. Passado algum tempo, o dia não surgiu, pois, o sol também não apareceu e ficou tudo na escuridão por vários dias.
                As pessoas que moravam nos vilarejos estavam passando fome e frio. Não havia como cortar lenha para os braseiros que mantinham as pessoas aquecidas, nem como caçar naquela escuridão. 
               Pra piorar tudo, começou a chover sem parar. A chuva inundou tudo e muitos animais acabaram morrendo. Uma cobra boiguaçu que dormia num imenso tronco acordou faminta e começou a comer as únicas coisas que enxergava, os olhos de animais mortos que brilhavam boiando nas águas.
                Alguns dizem que eles brilhavam devido a luz do último dia em que os animais viram o sol. De tanto olhos brilhantes que a cobra comeu, ela ficou toda brilhante como fogo e transparente.
               A cobra se transformou num monstro incandescente, o Boitatá. Dizem que o Boitatá assusta as pessoas quando essas viajam na mata à noite. Mas muitos acreditam que o Boitatá protege as matas contra incêndios. De qualquer forma se você encontrar um Boitatá use óculos escuros ou feche os olhos e fique bem parado quase sem respirar.


sexta-feira, 11 de maio de 2012

Lenda: A Mula Sem cabeça ! 

             A mula sem cabeça e que solta fogo pelo pescoço, local onde deveria estar sua cabeça, possui em seus cascos, ferraduras que são de prata ou de aço e apresentam coloração marrom ou preta. Conta a  lenda, que se uma mulher que namorasse um padre seria transformada em mula, desta forma as mulheres deveriam ver os padres como uma espécie de “santo” e não como homem, se cometessem qualquer pecado com o pensamento em um padre, acabariam se transformando em mula sem cabeça, em todas as noites de lua cheia.

              O encanto somente pode ser quebrado se alguém tirar o freio de ferro que a mula sem cabeça carrega, assim surgirá uma mulher arrependida pelos seus “pecados.

                                                Que medooo :O

sexta-feira, 27 de abril de 2012

 VAMOS CONHECER !

No Brasil comemoramos o Folclore no dia 22 de agosto !

Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um País!  

O folclore pode ser encontrado na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação. Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951,

"constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação".





                    Fonte : http://www.terra.com.br/criancas/especiais/folclore/folclore.htm (Adaptação)



sexta-feira, 20 de abril de 2012

Bem Vindos !!!

                                                               Olá pequeninos !

                                 Aqui vamos aprender tudo sobre o folclore brasileiro
                                              de uma forma diferente e bem criativa !